A cessão em uma operação de dívida em mercado de capitais, é um processo que visa transformar ativos ilíquidos em liquidez imediata, proporcionando benefícios tanto para o originador dos ativos quanto para os investidores.
Este processo começa com a identificação dos ativos elegíveis pelo originador, que pode incluir recebíveis de crédito, contratos, etc. A securitizadora ou a gestora da VERT (Uma entidade legal separada que adquire esses ativos) efetivam o processo de cessão, dependendo do tipo de instrumento que foi feita a operação.
Para concluir a compra da cessão de crédito para uma carteira de operação estruturada, a VERT conta com um sistema proprietário de checagem de critérios de elegibilidade.
Através da adoção das nossas boas práticas de parametrização desses critérios em nosso sistema, poderemos aumentar a eficácia operacional, reduzindo tempo de avaliação, riscos decorrentes de falhas humanas, além de prover um ganho considerável de escalabilidade nesse processo.
Hoje o envio de informações para a cessão é feito através da troca de arquivos ou API.
Troca de dados de cessão via arquivo
Nosso procedimento se inicia a partir da definição de como será feita a troca de dados de cessão. Caso seja feita via arquivos, você deve:
Determinar o formato de dado que será transacionado para a cessão, checar as orientações na página troca de dados via arquivo.